Primeiros teste de impressão

  • Sumo

Depois do longo período de desenvolvimento da nova impressora, chegou a fase de calibração e testes, para este inicio de teste decidi por usar o Slic3r como fatiador, por ser mais simples e com isto me permitir focar inicialmente no debug da impressora, isto é, no conjunto hardware(impressora e eletronica) e no firmware.

Semana passada me deparei com um problema no conjunto do extrusor, não estava constante a alimentação do filamento, depois de horas testando e sem entender o problema resolvi abrir o extrusor e fazer uma inspeção no parafuso trator, me deparei com um parafuso com problema, na verdade estava usando um parafuso da época do desenvolvimento do parafuso trator do Luciano G., ele não tinha os dentes devidamente afiados, para solucionar este problema foi fácil, bastou ligar para o Luciano e ir buscar um parafuso trator de produção, foi instalar e eliminar este problema.

Após resolver o problema do parafuso trator, realizei o procedimento de calibração do hotend usando o método descrito no link https://github.com/alexrj/Slic3r/wiki/Calibration , não posso dizer que esta 100% mais esta próximo a isso.

Outro problema que estou enfrentando neste inicio de teste é com o aquecimento da mesa de impressão, durante a impressão a mesma tem desligado, conversando com o Alain, ele sugeriu a troca do Mosfet original da Ramps por um mais parrudo visto que o original esta no limite para chavear a mesa.

Como paliativo resolvi colocar um relê para o acionamento da mesa, porem esta decisão me levou a outra mudança, para utilizar o relê é necessário estar com o firmware atualizado, e eu não estava, alias esta com uma versão bem velha(.64), ao migrar para a versão .82  claro tive que fazer a configuração desta versão, ele possui novos itens de setup.

Com este novo firmware tive alguns problemas de velocidade, inicialmente a velocidade máxima da maquina baixou de 120 mm/s para 90 mm/s, e para que estabiliza-se esta velocidade tive que baixas as acelerações dos eixos, ainda preciso trabalhar mais neste assunto para melhorar as velocidade máximas.

Como este processo é chato e trabalhoso, por exigir horas e horas de testes,  vou intercalando com algumas impressões, e ontem realizei três sendo que 1 transmiti ao vivo, foi uma impressão de 4 horas de duração onde imprimo o parafuso com duas rosca, uma esquerda e outra direita.

Para uma primeira impressão com tempo de impressão alto como este, fiquei bem satisfeito, o resultado foi bem legal e a impressora se comportou muito bem, mais já deu para ver que a proxima impressão a realizar é a de um Fan Duct, pois quando iniciou a impressão da rosca fez falta, acabei improvisando um coller que deu conta do recado.

Segue abaixo os dados de setup do Slic3r, as imagens das impressões e o vídeo desta transmissão:

layer_height = 0.2
perimeters = 2
top_solid_layers = 3
bottom_solid_layers = 3
fill_density = 0.4
perimeter_speed = 65
infill_speed = 75
travel_speed = 75
nozzle_diameter = 0.4
filament_diameter = 2.83
extrusion_multiplier = 1
perimeters extrusion width = 0.93mm
infill extrusion width = 0.93mm
solid infill extrusion width = 0.93mm
top infill extrusion width = 0.93mm
support material extrusion width = 0.93mm
first layer extrusion width = 0.80mm

IMG_2026 IMG_2064

IMG_2065

 IMG_2027IMG_2028   IMG_2042 IMG_2043 IMG_2047 IMG_2049 IMG_2051 IMG_2053 IMG_2054 IMG_2057 IMG_2058IMG_2059

IMG_2060

IMG_2066

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LN4Zpc-Sd-E[/youtube]

Sds

JP

2 ideias sobre “Primeiros teste de impressão

  1. Olá JP, tudo bem? Eu estive visitando seu blog e gostei muito, estou pesquisando sobre as impressoras 3D e tenho uma duvida sobre correias, já vi utilizarem padrão MXL, T 2.5 ou 5 e a 3M gostaria de saber qual padrão vc utilizou na sua, pois pelos vídeos que vc fez o resultado ficou ótimo.
    Obrigado.
    Filipe.

    • Blz Filipe,

      Eu uso a MXL, é um correia que uso a bastante tempo em diversos projetos, no caso impressora 3d é padrão usarem a T5, porem é um erro grosseiro pelas características desta correia.

      Qualquer coisa é só falar.

      Sds

      JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *