Arquivos para corte Prusa Air by JP

  • Sumo

Como o projeto desta minha versão da Prusa Air se mostrou bastante confiável, rígida é robusta, e os resultados das impressão que obtive até agora foram mais do que satisfatórios, chegou a hora de disponibilizar os arquivos de corte para todos que acham este um bom projeto de impressoras 3d.

O projeto que esta sendo disponibilizado esta fiel ao meu projeto, conforme itens abaixo:

– MDF 15 mm
– Guia Linear 12 mm
– Motor de Passo Nema 23
– Acionamento nos eixos X e Y por cabo.

O ajuste para usar guias lineares de 8 mm, motores Nema 17 é bem simples de se realizar, e neste caso acredito que seria mais adequado utilizar o conjunto de peças impressas para o eixo X da Prusa original, visto que mantive todo dimensional deste projeto, e com  isto o pórtico ficaria bem mais leve.

A imagem abaixo mostra as peças a serem cortadas, o projeto esta sendo disponibilizado em CorelDraw X4 e DXF(exportado pelo Corel).

Qualquer duvida me avisem.

É importante ressaltar quer este projeto esta sendo disponibilizado sem qualquer custo, de forma a contribuir com a evolução de nossa comunidade de impressoras 3d, desta maneira sua utilização é livre e o auto se exime de qualquer garantia e/ou prejuízos em decorrência de dua utilização.

Arquivo CorelDraw X4: Prusa Air by JP

Arquivo DXF: Prusa Air by JP

Sds

JP

 

10 ideias sobre “Arquivos para corte Prusa Air by JP

  1. Bom dia J.Paulo, em primeiro lugar venho lhe parabenizar pelo projeto e me colocar que tenho interesse em trocar informações, não sou da área mas ja desenvolvi com ajuda de amigo a construção de 2 cnc depois de muito esforço e sacrifício sou publicitário e artista plástico gostaria de esclarecer algumas dúvidas e se possivel pedir sua ajuda gostaria muito de poder desenvolver a execução desse projeto impressora 3d ! segue algumas dúvidas é possivel com a cnc X Y Z e com os softwares fazer adaptação com o acréscimo do extrusor ?
    tenho as placas cnc3ax uso mach 2 ja fiz alguns trabalhos de usinagem gostaria de ter ascesso ao projeto e como poderia começar ?
    desde ja agradeço qualquer informação !
    Abraços
    Celso de Moraes

    • Blz Celso,

      Obrigado por seus comentários…

      Assim como você, eu apanhei bastante no desenvolvimento de minhas CNCs, e sem duvida isto dá muita bagagem para o desenvolvimento de uma impressora 3d, que nada mais é do que um CNC com extrusor.

      É possível adicionar um extrusor a uma CNC e com isso realizar impressões 3d, alias esta era a primeira linha de trabalho quando foi formado o Grupo de estudos ReprapBR, porem hoje acredito que seja mais interessante se ter uma maquina dedicada a impressão do que ser realizar esta adaptação.

      No caso de uma adaptação, seria necessário ter o extrusor e dois controladores de temperatura, para aquecimento do Bico e da mesa da impressão, e alguns dos software que realizam o fatiamento do objeto já geram GCode para Mach3 e EMC2.

      Mais como disse anteriormente, acredito que valha partir para uma estrutura dedicada, pois a linha de aprendizado é bem longa e ficar montando e desmontando este conjunto não seria pratico, sem contar que impressoras 3d precisam de grandes velocidades e em uma CNC não é tão fácil.

      Se você ver o projeto da Prusa Air que fiz(http://www.imprimindo3d.com.br/construcao/), ele usa materiais bem fáceis de se encontrar, usa motores de sucata de impressora o que torna o projeto bem barato.

      Dependendo do porte de sua CNC você pode cortar toda a estrutura nela, usando os arquivos que estão no Blog, você poderia usar os drives que você possui, mais o CNC3AX é muito barulhento, e como as impressões são sempre longas aturar o barulho não seria legal.

      Dá uma pensada e escolhe um caminho, posso te dizer que impressão 3d é um projeto fascinante e viciante, se prepara para ficar longo períodos preso a ele.

      Fica a vontade para tirar duvidas.

      sds

      JP

  2. Ola.

    Você teria o arquivo para download da versão para impressão em acrílico 6mm tendo em vista que você não faz nesse material?

    Grato

    • Estevão,

      Obrigado por seus comentários.

      O arquivo de corte é mesmo que esta disponível para download, porem é necessário ajustar para a espessura de acrílico que irá usar.

      sds

      JP

  3. Bom dia!
    Muito bom este projeto, com uma aparência mais profissional e menos \\\\\\\\\\\\\\\’rosqueável\\\\\\\\\\\\\\\’, por assim dizer. Mas você teria o arquivo para o acrílico de 8mm e para os motores NEMA 17 e barras lineares de 8mm?

    Abraços

    • Boa tarde Wladimir,

      Sem duvida eliminar as barras roscadas foi muito importante, e o resultado bem legal.

      Infelizmente o projeto esta feito para 15 mm.

      sds

      JP

  4. Boa tarde J. Paulo, tenho pesquisado muito a respeito de impressoras 3d, e não vejo o uso de fusos de esferas. há alguma outra razão, sem ser o custo, pela substituição por correia e engrenagem? Grato.

    • Alexandre,

      Para o hobista o custo é um dos principais fatores, agora se levar em conta que a eficiência da correria é muito próxima da eficiência dos fusos, e considerando que nas impressoras as cargas arrastadas são muito menores que em uma CNC(Fresadora, router, etc) o uso das correias passa ser explicado, e ai sim entra o custo como diferencial, nem mesmo as impressoras profissionais usam fuso, as que vi aberta ou usam correias ou usam cabos de aço.

      Sds

      JP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *