Usando cola para PVC

Desde o inicio de meus teste de impressão tive muita dificuldade com a aderência do ABS na base de impressão, neste período usei fita de Kapton e placa de circuito impresso perfurada.

O resultado da aderência nestas tentativas eram inconstantes, o que levava a muita perda de tempo e material, não era raro ter que executar varias tentativas para conseguir um boa aderência da primeira camada, sem contar as vezes que descolava durante o processo de impressão.

Neste período foi divulgado pelo Luck na lista ReprapBR seus testes utilizando cola para PVC, estas utilizadas para colar cano d’água, estes teste tiveram  boa repercussão dentro do grupo, mais a principio eu não quis testar pois ainda estava testando a placa de circuito impresso.

Os teste com a placa de circuito impresso não foram para frente, pois apesar de boa aderência tive muito problema com a placa, que empenava e dificultava a regulagem do home no eixo Z.

Com isto voltei para o uso do Kapton, que na grande maioria das vezes funcionava, porem o lado chato dele é que qualquer bobeira danificava, e sua manutenção não era muito pratica, isto é, só a trocando para resolver.

No ultimo final de semana realizamos um encontro do grupo ReprapBR na casa do Anderson(Fotos) e lá fui incentivado pelo Samuel a testar a utilização desta cola, meio que relutei em fazer o teste pois minha base de vidro estava com o kapton e não queria danifica-lo, mais ai o Samuel esta realmente disposto a me incentivar neste teste e resolveu me emprestar sua base de vidro para isto, não tive como fugir.

O que posso dizer, foi impressionante, a aderência foi imediata e sem qualquer tipo de contratempo, e passar uma camada de cola na base e iniciar a impressão.

De sábado para cá já realizei quatro impressões utilizando a cola, e em todas o resultado foi o mesmo, aderência perfeita.

Como imprimo em ABS estou utilizando a mesa aquecida, pois quero evitar o Warp(empenamento) nas peças, o Luck que imprime em PLA utiliza mesa fria com sucesso.

O resumo disto para mim é simples, posso me dedicar a outras questões na impressão pois para a questão de aderência esta resolvida.

O vídeo abaixo mostra a impressão que fiz ontem, a qualidade não esta muito boa mais dá para ver a formação da primeira camada, o vidro esta esbranquiçado pois passei a cola com a mesa quente e ela seca bem rápido.

[youtube]Ihttp://youtu.be/zBQAKqb0xEU[/youtube]

A peça impressa é a dá imagem abaixo e pode ser baixada aqui, na minha impressão ela foi reduzida para 60%.

Abaixo imagens de peças impressas com a utilização a cola.

Sds

JP