Impressão ao Vivo 2

Ontem realizei mais uma impressão com transmissão ao Vivo, para esta transmissão a ideia era testa a nova placa perfurada e tentar imprimir um rolamento.

A para placa perfurada foi utilizado uma placa para protótipo perfurada com 150 x 200 mm, não achei uma 200 x 200 mm, com auxilio da CNC dobrei o numero de pontos desta placa de maneira que isto possibilita-se melhor aderência do plastico, abaixo a imagem da placa.

Na tentativa de utilização desta nova placa esbarrei em um grave problema, a placa não fica perfeitamente plana, mesmo fazendo a fixação dela por todos os lados, com isto ela fica abaulada e com isto dificultando a impressão inicial do Raft, pois em alguns lugares fica muito alta e impede a saída do plastico no hotend.

Em função disto não consegui prosseguir nos testes com esta placa, e verificando depois da retirada dela da impressora, verifiquei que nos locais onde estava mais alta o plastico acabou passando pelos furos e fazendo um causo por baixo da placa, com isto mantendo ela alta o que impedia um melhor ajuste.

Com não sei se o problema apontado acima com o “causo” foi antes do últimos ajuste de fixação, que achei que seria a solução, vou refazer os testes, pois a utilização da placa perfurada para mim é uma opção que vale a pena, pois depois do raft feito não tem risco da peça descolar.

Dos testes que gostaria de fazer nem a impressão do rolamento foi bem sucedido, já no inicio da impressão as bolinhas se soltaram e com isto não dei prosseguimento nesta peça, vai ficar para uma próxima tentativa.

Mais para não frustar a turma que resolver acompanhar a impressão, peguei um arquivo no Thingiverse(http://www.thingiverse.com/thing:28351) e coloquei para imprimir direto no vidro com kapton.

Nesta impressão como já era de esperar tive o descolamento na bordas do raft, o que pois em risco a impressão, mesmo assim deixei ir até o fim e por sorte isto não não atrapalhou

No vídeo do link abaixo pode-se ver o problema com o descolamento do raft. http://www.justin.tv/jpmclaro/b/328432170

Nesta impressão pude perceber que estou precisando ajustar a tensão nos cabos de tração, pois em como o design da peça exigia muitos deslocamento em zigzag para preenchimento da parede o resultado superficial ficou bem ruim, evidenciando que o deslocamento tinha problema.

No final da impressão fui verificar e constatei que a tensão nos cabos não estavam boas, isto é, esta com folga o que realmente refletiu na peça, como pode ser visto abaixo.

 

Em decorrência deste problema, como a parede não ficou uniforme a peça não ficou devidamente selada para liquido.

Para verificar a diferença de impressão desta peça que exige mais da maquina, e da impressão anterior onde as paredes permitiam movimentos mais lineares, segue imagem abaixo.

Vazamento Hotend

E para fechar a noite com chave de ouro ou chumbo, registrei meu primeiro vazamento no Hotend, como pode ser visto na imagem abaixo.

Nesta imagem da da para verificar a causa, a porca de traz a esquerda esta frouxa, o que diminuiu a pressão do conjunto possibilitando o vazamento.

É isso ai…t+

JP

Impressão ao Vivo

Ontem fiz a transmissão de uma impressão via Justin.tv, como tudo que é feito sem um planejamento e preparação pode dar problema, não deu outra.

Primeiro problema ocorreu no meio da impressão, o cabo USB deu mal contato e com isto parou de enviar o arquivo para a impressora.

Ao re-iniciar uma nova impressão, tive problema no tracionamento do filamento e ao fazer um retract ficou um pedaço de filamento impedindo a entrada novamente do filamento.

Com isto acabei fazendo a desmontagem do Hotend ao Vivo, é que nem diz o Faustão, quem faz, faz ao vivo….

Esta é a segunda impressão que faço usando a placa perfurada, e realmente estou gostando muito, pois depois que adere o filamento não tem chance de haver descolamento da peça, quero ver se no próximo final de consigo fazer uma placa com a minha área toral de impressão e principalmente com um maior numero de furos, o deve melhorar a aderência inicial.

Segue abaixo imagens da peça que foi impressa(http://www.thingiverse.com/thing:28123)

Gostei da brincadeira de fazer a transmissão, em uma próxima vez espero menos contratempos, mais foi divertido.

sds

 

JP